Afinal, chama-se Apple Watch


Já não era sem tempo. A Apple apresentou hoje o seu muito aguardado relógio, que, afinal, se chama Apple Watch e não iWatch. Estará disponível no início de 2015 por $ 349.

A Apple finalmente entrou no mercado dos wearables com o Apple Watch. Um smartwatch muito mais smart do que se poderia imaginar. “Desenvolvemos um produto tão pessoal que não o pomos na secretaria nem nos bolsos. Usamo-lo nos pulsos”, disse Johnny Ive na conferência de imprensa de hoje.

Muito inspirado no design do antigo iPod Nano, o Apple Watch é quadrangular e tem dois botões. Uma coroa rotativa como nos relógios antigos, mas esta é digital. É usada como home button e como navegador, tal como a click wheel nos iPods antigos. O segundo botão é um atalho para as comunicações com os nossos contactos mais próximos. A interação com estes contactos pode ser feita através dos tradicionais métodos mas também através do Digital Touch. Uma nova funcionalidade presente no Apple Watch que se assemelha a uma tela partilhada onde podemos desenhar e partilhar essa tela com qualquer amigo.

applewatch_01

applewatch_02

O ecrã é Retina e ligeiramente curvo. E debaixo do écran feito de safira existe uma camada capaz de reconhecer não só o toque mas a força com que o fazemos. Além de vermos o que se passa no nosso Apple Watch podemos ainda ouvir e senti-lo. O Apple Watch vem equipado com um motor que vibra ligeiramente no nosso pulso a cada notificação ou aviso.

O Apple Watch consegue ainda analisar o nosso ritmo cardíaco e movimento usando sensores fotoeléctricos, o acelerómetro e giroscópio. Alem disso utiliza ainda o GPS do iPhone e o WiFi para saber a nossa localização. Estes sensores são ainda utilizados para detectar se o relógio está a ser usado ou não. Em caso de não estar no pulso o Apple Watch bloqueia automaticamente e é necessário um código para posteriormente o desbloquear. Através deste sistema o relógio consegue prevenir que sejam efectuados pagamentos, através do Apple Pay, por outras pessoas.

Tudo no Apple Watch é costumizável. Desde o aspecto dos menus, Watchfaces, até às braceletes. O Apple Watch tem dois tamanhos, 38mm e 42mm, e está segmentado em 3 categorias diferentes. Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition.

Apple Watch

É feito de aço inoxidável e é destinado a quem usa o Apple Watch apenas numa base diária sem grandes exercícios físicos.

apple_watch

Apple Watch Sport

É feito de um alumínio anodizado, mais leve que o aço inoxidável, e o vidro é reforçado com um vidro ionizado para garantir que a actividade física não compromete a integridade do relógio. As braceletes de origem são feitas de fluoroelastomer, uma espécie de borracha mais resistente a altas pressões e líquidos.

applewatch_06

Apple Watch Edition

Esta é categoria executiva do Apple Watch. Feito de ouro de 18 quilates tem duas cores, dourado e rosa. As braceletes sao feitas de pele e o vidro é o do costume, safira.

applewatch_05

O Apple Watch tem ainda integração com a Siri, a camera e o telefone. Para já só conhecemos estas integrações porque a Apple ainda não divulgou mais. As comunicações entre o relógio e o iPhone são feitas através de Bluetooth.

O Apple Watch funcionará com o iPhone 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus. Quanto a preços só sabemos que nos EUA será a partir dos $ 349 e não há data prevista para o lançamento nas lojas.

Quanto a vocês não sei, mas para nós finalmente apareceu um smartwatch plausível.

applewatch_07