Como actualizar o iOS?


 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

O iOS 8.0 estará disponível para todos os iPhones a partir do 4S, para todos os iPads a partir do 2, e para o iPod Touch 5. Ainda que o processo de actualização do iOS seja bastante simples, há sempre algumas precauções a ter.

REVERTER DO IOS 8.0.1 PARA O iOS 8.0: utiliza sempre a opção iTunes.

Neste tutorial explicamos-te como instalar o iOS 8 da forma mais segura e limpa possível.

Do que é que precisas para actualizares o teu iDevice?

  • iOS 8 firmware (um ficheiro .ipsw) – podes descarregar deste link, basta escolheres o teu modelo e a tua versão.
  • iTunes 11.4 (basta actualizar via Mac App Store ou Software Update do Windows);
  • Backup completo do teu iDevice (apesar de não ser necessário este ponto, é altamente recomendável).

1º passo: backup

Tens duas opções: via iCloud ou via iTunes.

Opção A: via iCloud (recomendado)

É mais demorado se for a 1ª vez e podes não ter espaço suficiente na tua conta iCloud (5 GB gratuitos), mas é a melhor solução.

Para definires aquilo que queres incluir no back up basta navegares até Definições > iCloud > Armazenamento e Cópias > Gestão > “o teu iDevice”. Nesse menu, escolhes o que queres incluir ou não. Caso o teu Rolo da Camera seja astronomicamente grande (selfies, selfies everywhere), podes exclui-lo do back up e fazer back up das fotografias mais à frente.

Depois de definires o que queres incluir basta retrocederes até Armazenamento e Cópias e, no fim da página, clicar em “Efectuar cópia agora”. Deves ter o iDevice ligado à corrente e o mais perto possível do router.

Como fazer o backup das “selfies”?

No Mac, abre a aplicação Captura de Imagem e liga o teu iDevice via USB. Na app, do lado esquerdo, selecionas o iDevice pretendido, escolhes todos os ficheiros (cmd + A) e copias para uma pasta no teu computador.

No Windows, podes usar a app iFunBox (link) e, depois de ligares o iDevice via USB, selecionas todos os ficheiros (ctrl + A) e guardas numa pasta no teu computador.

Para voltares a colocar as fotografias no teu iDevice, abres o iTunes e, no separador de fotografias do dispositivo, activas a sincronização da pasta onde previamente guardaste as fotografias.

Opção B: via iTunes

No iTunes, ligas o iDevice via USB e carregas em “Fazer Back Up Agora”.

2º passo: actualizar

Podes fazê-lo pelo iTunes ou directamente no teu iDevice.

Opção A: directamente no dispositivo

Tens de ter mais de 3GB livres e uma rede Wi-Fi potente. Para iniciares o processo, só tens de ir a Definições -> Geral -> Actualização de Software.

Opção B: via iTunes (recomendado)

Com o iDevice ligado via USB ao computador, abres o iTunes e clicas em Restaurar, pressionando em simultâneo a tecla SHIFT (Mac) ou ALT (Windows). Na nova janela, seleccionas o ficheiro que descarregaste no início, o firmware do iOS 8 (é um ficheiro .ipsw).

Deixas o iTunes fazer a sua magia. Quando o iDevice reiniciar, já terá o iOS 8 instalado. Falta agora configurar e recuperar as informações antigas.

3º passo: recuperar

No final da configuração, o assistente no teu iDevice deixa-te fazer o restauro dos dados via iCloud ou via iTunes, escolhes conforme o método que utilizaste no 1º passo.

Se escolheres via iCloud, o melhor é colocares novamente o iDevice ligado à corrente e mais próximo possível do router. No caso dos iPhones, a temperatura aumenta imenso, por isso o melhor a fazer é colocar umas pedras de gelo dentro de um saco plástico e colocar o iPhone por cima (não, a sério!).

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.