Conceituado designer Marc Newson junta-se a Jony Ive na Apple


A mais recente contratação da Apple é o muito aclamado Marc Newson. Australiano, de 50 anos, Newson é designer industrial, com obra reconhecida no domínio do mobiliário e do equipamento. Trabalhará sob alçada de Jony Ive, em Cupertino.

“Marc é, sem dúvida, um dos designers mais influentes de sua geração, e é extraordinariamente talentoso. Estamos muito entusiasmados com a ideia de termos formalizado a nossa colaboração, pois há muito que gostamos de trabalhar em conjunto”, afirmou Jony Ive à revista Vanity Fair. Marc Newson continuará a trabalhar em projectos paralelos e a viver no Reino Unido, mas terá uma presença assídua na Apple.

Isto são boas notícias para a Apple e para nós. Por outras palavras, dois dos mais reconhecidos e influentes designers do Mundo estão agora na Apple. Talento que para a empresa é crucial numa altura em que cada vez mais os seus produtos são vendidos pelas linhas elegantes e as formas arrojadas que apresentam (os EarPods, o iPhone 5S e o Mac Pro são apenas três exemplos).

Considerado em 2005 pela TIME uma das 100 personalidades mais influentes do Mundo, Marc Newson já trabalhou para marcas como a Ford, a Nike ou a Qantas (a companhia aérea australiana). Algumas das suas obras estão hoje expostas em museus como o MOMA, em Nova Iorque, ou o Centro Pompidou, em Paris. Conhece Jony Ive há já alguns anos. São amigos e também já trabalharam juntos, por exemplo, na criação de itens inéditos para um leilão do Global Fund to Fight AIDS in Africa.

Eis alguns trabalhos de Newson: