Investigadores da Universidade de Rochester conseguem tornar-te invisível


Se sempre quiseste ter uma capa invisível como a de Harry Potter, os cientistas da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, têm boas notícias para ti. Parece que os investigadores desenvolveram uma tecnologia que permite trazer a invisibilidade para fora da ficção e da fantasia.

O Rochester Cloak é um pequeno objecto que consegue esconder objectos da vista humana, ao estilo Harry Potter. “Já se tentou das mais variadas formas conseguir a invisibilidade”, refere John Howell, professor de física da Universidade de Rochester. “Nós conseguimos uma forma simples de o fazer, usando lentes normais e objectos que se encontram facilmente em qualquer laboratório”, acrescenta. Ou seja, o Rochester Cloak é algo fácil e barato de se construir.

rochestercloak

Aliás, a Universidade de Rochester publicou no seu website as instruções de como criar um Cloak, permitindo a qualquer pessoa com alguns conhecimentos de óptica fazê-lo por menos de 100 dólares

O Rochester Cloak utiliza um jogo de 4 lentes, criando uma ilusão de óptica, de forma a que qualquer objecto colocado entre elas fique invisível. A Universidade diz que esta tecnologia pode ser muito útil na medicina, ajudado cirurgiões a ver o corpo dos pacientes através das suas mãos.