MIT desenvolve “lente” que coloca o telemóvel a interagir com o ecrã do computador


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Cada vez mais temos mais ecrãs, desde os smartphones aos tablets, passando pelas televisões interactivas e até as consolas de jogos da última geração. Apesar de serem cada vez mais ao opções ao nosso dispor para trabalhar e usufruir da Internet, continua a existir uma barreira, pelo menos física, entre os diferentes ecrãs e dispositivos que utilizamos. Por exemplo se queremos passar um ficheiro do computador para o smartphone temos que recorrer a uma drive ou à cloud.

É neste capítulo, de optimizar e harmonizar a interacção entre os vários ecrãs que surge o TWAW, o mais recente projecto do MIT Media Lab. O TWAW faz com que o teu iPhone consiga ver e interagir com o que se está a passar por exemplo na televisão. Imaginando que está a passar um videoclip na televisão, ele consegue ler e transportar o visionamento para o teu iPhone.

O projecto resulta da parceria entre Philipp Schoessler do Tangible Media Group do MIT e Sang-Won Leigh, do Fluid Interface Group. “Vivemos num mundo cada vez mais digital, mas esse mundo está dvidido por vários ecrãs e interfaces. A questão à qual queríamos responder com a criação do THAW era a de saber como conseguimos combiner estas diferentes interfaces e ecrãs numa única experiência”, referiu Schoessler ao site Fast Company.

Agora como é que isto funciona, como é que o TWAH, através do telemóvel, consegue saber e, para além disso, interagir com o que está por baixo dele? O sistema é semelhante ao de um rato óptico. O THAW coloca uma grelha de cores sobre o monitor e usa a câmara do iPhone para detectar que parte do monitor está a cobrir, e com a qual pode interagir. Ele detecta o que está à frente da câmara e dá-nos a oportunidade de mexer nesses elementos.

As aplicações são imensas, desde jogos até quem sabe a softwares a serem utilizados em múltiplas áreas. Mas o melhor mesmo é veres este vídeo que demonstra as potencialidades do THAW, incluindo um pequeno jogo baseado no famoso Super Mario Bros.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.