Sem avisar ninguém, Thom Yorke colocou um álbum novo no BitTorrent


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Antes de mais: sim, leste bem. O Thom Yorke lançou hoje um novo álbum, sem qualquer aviso prévio. Após ter partilhado esta semana no seu twitter uma fotografia de um misterioso vinyl branco, o músico lançou hoje Tomorrow’s Modern Boxes, um trabalho experimental de oito faixas e o primeiro álbum a solo do vocalista dos Radiohead desde The Eraser, de 2006. “A Brain in a Bottle” é o primeiro single.

Os Radiohead sempre foram polémicos e, em 2007, deixaram a industria musical confusa e irrequieta ao lançarem In Rainbows, o sétimo álbum de estúdio da banda, apenas dez dias após o anunciarem, e de o terem disponibilizado ao público pelo preço que este estivesse disposto a pagar. Numa altura em que as vendas de álbuns físicos decresciam, deixando o formato digital assumir cada vez mais importância, as grandes editoras discográficas tentavam contrariar esta tendência. Ao mesmo tempo, os Radiohead lançaram um álbum que tinha como principal formato o digital.

tomorrowsmodernboxes

À semelhança do que aconteceu na altura, Thom Yorke aposta novamente num formato alternativo e inovador para lançar o disco, e explica a decisão numa carta redigida juntamente com Nigel Goodrich, membro de Atoms For Peace, o outro projecto do vocalista dos Radiohead, e produtor de todos os álbuns da banda desde The Bends, de 1995.

Tomorrow’s Modern Boxes está disponível para o público através de “uma nova versão do BitTorrent”, chamada BitTorrent Bundle. O download do single “A Brain in a Bottle” e do respectivo videoclip será grátis, mas o download do álbum na íntegra custará perto de 5 euros. Thom Yorke e Nigel Godrich afirmam que estão a usar o lançamento do álbum como uma experiência para saber se este novo serviço resulta. O BitTorrent Bundle também permitirá aos artistas terem maior controlo sobre a forma como vendem o seu trabalho na Internet, pois qualquer pessoa poderá criar torrents pagos, sendo que este novo mecanismo não implica quaisquer servidores ou uploads para uma cloud.

À NME, Matt Mason, o homem por detrás da empresa que lançou Tomorrow’s Modern Boxes, afirma que as grandes discográficas estão a desistir de vender música e que, actualmente, se limitam a disponibilizar o trabalho dos artistas em plataformas como o Spotify. Esta iniciativa, para além de querer combater isso, pretende mudar a imagem que as pessoas tem do BitTorrent, sendo que este é quase sempre associado a pirataria.

Para além do formato digital, o álbum também terá uma edição em vinyl. O download do álbum pode ser feito aqui:

O Tomorrow’s Modern Boxes é composto pelas seguintes faixas:

  1. “A Brain in a Bottle”
  2. “Guess Again!”
  3. “Interference”
  4. “The Mother Lode”
  5. “Truth Ray”
  6. “There Is No Ice (For My Drink)”
  7. “Pink Section”
  8. “Nose Grows Some”
Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.