Steve Ballmer escreveu o texto original do Ecrã Azul da Morte


O Windows 3.1 foi a primeira versão do Windows a usar o Ecrã Azul da Morte (ou Blue Screen Of Death, em inglês). Sempre que uma aplicação crashava, aparecia um fundo azul com umas letras brancas por cima, permitindo aos utilizadores sair dessa aplicação ou reiniciar o computador.

O Ecrã Azul da Morte tornou-se uma das imagens de marca do Windows – ainda que não pelas melhores razões. O texto que aparecia no azul sofreu alterações ao longo do ano, mas soube-se agora, através do blogue de Raymond Chen, um programador da Microsoft, que o texto do primeiro Ecrã Azul (o do Windows 3.1) foi escrito por Steve Ballmer.

Ballmer, ex-CEO da Microsoft, era o líder da divisão de desenvolvimento de sistemas da empresa quando o Windows 3.1 estava sendo criado. Uma das pessoas da sua equipa desenvolveu a função CTRL+ALT+DEL que permitia reiniciar o computador quando algo não estava a funcionar bem; mas Bill Gates, o então CEO, não gostou da forma como a mensagem era exibida no ecrã, pelo que pediu a Ballmer para melhorar o texto. E assim nasceu o Ecrã Azul da Morte.

Hoje, o famoso texto no fundo azul foi substituído por algo muito mais simples. Quando algo não dá certo no Windows 8, por exemplo, aparece um emoticon com uma mensagem mais simples de erro.