Tim Cook promete reforçar segurança do iCloud


Pela primeira vez, Tim Cook comentou em público a polémica em torno do iCloud e das fotografias de celebridades expostas indevidamente. O CEO da Apple explicou numa entrevista ao Wall Street Journal que serão tomadas medidas para reforçar a segurança do iCloud, que disse não ter estado comprometida.

No fundo, Cook disse que o iCloud é seguro, mas que pode ser ainda mais seguro. De acordo com o executivo, os hackers conseguiram aceder às contas de Jennifer Lawrence, Ariana Grande e Kate Upton, entre outras celebridades, porque responderam de forma correcta às perguntas de segurança para chegar às passwords ou porque os proprietários das contas foram vítimas de um esquema de phishing, cendendo os seus dados. Em suma, a culpa não é do iCloud.

Duas novidades para tornar o iCloud mais seguro

“Quando recordo esta terrível situação que aconteceu e digo o que mais poderíamos ter feito, penso na questão de consciência”, afirmou Tim Cook ao jornal. “Acho que temos a responsabilidade de reforçar isso. Não se trata realmente de uma coisa de engenharia.”

A Apple está a preparar duas mudanças no seu sistema de cloud, de forma a salvaguardar os utilizadores e a proteger-se de eventuais futuras polémicas. São alterações que outros serviços online, como o Facebook, já implementaram.

  • os utilizadores passarão a ser alertados por e-mail e notificações push quando alguém tentar mudar a sua password, aceder à conta pela primeira vez num dispositivo ou usar a conta num novo aparelho. Actualmente os utilizadores recebem esses alertas exclusivamente por e-mail.
  • no novo iOS 8, a ser lançado em Outubro, a Apple será mais agressiva ser mais agressiva nas suas advertências aos utilizadores para que utilizem os dois passos de autentificação de identidade quando entram nos seus aparelhos. Cook diz que a maioria dos utilizadores não usa este sistema.

“Poderíamos ter feito mais”

Tim Cook espera que estas duas mudanças confiram mais segurança aos utilizadores. O CEO disse que o comportamento destes é determinante para que situações semelhantes não se repitam, pois está nas mãos deles criar passwords seguras e complexas que protejam os seus dados de terceiros. Ainda assim, o executivo reconheceu que a sua empresa poderia ter feito mais para os alertar os seus utilizadores para a importância de uma password segura.

Fonte: 9to5mac