Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Qualquer projeto começa com um briefing, mas apenas alguns resultam em algo excepcional. Tom Bassett, CEO da Bassett & Parters, quis perceber porque é que isto acontece.
Com entrevistas a Frank Gehry (fundador Gehry Partner), Yves Béhar (CEO fuseproject), Maira Kalman (ilustradora), John C Jay (presidente GX, parceiro Wieden + Kennedy), David Rockwell (CEO Rockwell Group) e John Boiler (CEO 72andSunny), o documentário Briefly é um must-watch que pretende informar e inspirar futuras gerações a encarar o briefing de uma forma diferente.
9 ideias a reter
- não esquecer que isto é um trabalho emocional: “não somos designers de formas, somos designers de ideias”;
- o brief é um ponto de partida que se torna irrelevante a partir do momento em que é lido, pois as coisas estão em constante mutação;
- quanto mais concisa for a ideia que o briefing transmite acerca do problema a resolver, melhor será o trabalho desenvolvido;
- os melhores briefs são os mais audazes e que parecem impossíveis de trabalhar;
- todos os briefs são uma oportunidade para perceber como é que pensamos, como é que nos diferenciamos e o que é que trazemos a cada projeto;
- só porque se consegue obter informação facilmente na internet, não significa que tenhamos o contexto: “o pó mágico é o que está a acontecer na cultura neste momento”;
- é necessário estar protegido pela verdade;
- o que faz um grande projeto é um brief e uma resposta que ressoam mas que não concordam: é algo que surge a partir do brief mas não de uma forma direta e linear;
- há que ser curioso e trabalhar a intuição.