Este Audi não precisa de condutor para atingir 240 km/h


A Audi diz que é o “carro autónomo mais rápido do planeta”. E nós não temos razões para duvidar. Este Audi RS7 não precisa de intervenção humana para andar rápido, muito rápido: 240 km/h (o dobro do permitido nas auto-estradas portuguesas).

O Audi RS7 – que tem 560 cavalos – usou uma combinação de câmaras, scanners a laser, localização por GPS, transmissões por rádio e sensores em radar. O veículo realizou uma volta ao circuito de Hockenheim, na Alemanha, em apenas 2 minutos, menos 5 segundos do que conduzido por um piloto. Ora vê o vídeo:

Um automóvel 100% autónomo ainda está a alguns anos de distância, mas será uma realidade no futuro. Não sabemos é quando. Pelo menos, ficam a garantias de que a autonomia não compromete a velocidade.

Esta não é a primeira vez que a Audi experimenta a condução autónoma. Em 2009, a fabricante alemão estabeleceu com um TT-S um primeiro recorde de velocidade para veículos autónomos: 209km/h, nas superfícies salgadas de Bonneville. Em 2010, ainda com um TT-S, a Audi atacou as 156 curvas de Pikes Peak para demonstrar a precisão do sistema de navegação GPS: o veículo demorou 27 minutos a percorrer o trajecto, com uma velocidade máxima alcançada de 72km/h.

Voltando ao Audi RS7, podes ver aqui o vídeo completo da prova:

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.