Este pequeno íman é um “escudo contra espionagem” para a tua webcam


 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

É um artigo simples, cujo propósito nem é novo, e que pode facilmente ser substituído por um pedaço de fita-cola (apesar dos fabricantes jurarem que não) ou por um post-it, mas aparentemente já há muita gente interessada em comprá-lo. E ainda nem se encontra à venda.

Conhecido pelas campanhas de crowdfunding peculiares, extravagantes ou até mesmo solidárias, o Kickstarter pode agora acrescentar à lista dos maiores casos de sucesso a campanha Nope.

Este novo produto da Bungajungle, uma empresa que cria acessórios com o objectivo de melhorar a utilização de tablets, telemóveis e computadores portáteis, é uma protecção magnética para webcams que visa garantir a privacidade dos seus utilizadores: “A chocante verdade é que qualquer um consegue entrar no seu computador e ligar a camera sem que dê por isso. A única forma de garantir a sua privacidade é cobrindo a câmara quando não está a utilizá-la”, pode ler-se na página da campanha que pede fundos para fabricar o Nope.

A meta monetária traçada era de apenas 500 dólares, mas, a 40 dias do final, a campanha já angariou mais de 38 mil dólares (aproximadamente 30 mil euros).

Apesar do íman incorporado, os produtores garantem que o pequeno objecto não causará quaisquer danos aos aparelhos electrónicos. O escudo para webcams funciona fixando uma das partes junto à câmara que se pretende bloquear, possibilitando que o utilizador rode a outra peça, e impossibilite que quaisquer hackers vejam através do seu computador, sempre que desejar: “O íman gira elegantemente em torno do íman base como um planeta em órbita à volta do sol”.

Quando estiver disponível, este produto poderá ser adquirido em três formatos: o Nope, a versão de 11 mm, o Nope Mini, de 9,5 mm ou o Nope Micro, de 7,5 mm. O preço ainda não foi definido, mas não deverá chegar aos 5 dólares por unidade.

nope_tamanhos

Existem muitos outros produtos com a mesma função do Nope já à venda em grandes superfícies comerciais ou através de sites como o da Amazon (é o caso do Eyebloc). O Nope é sem dúvida mais esteticamente apelativo do que a maioria, mas será que se justifica o sucesso que está a ter no Kickstarter? Com as dificuldades que hoje em dia alguns atravessam para conseguir resguardar a sua vida privada em mente, as quase 4 mil pessoas que já fizeram donativos para a campanha parecem achar que sim.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.