‘Les Vacances du Petit Nicolas’


Le Petit Nicolas é uma saga juvenil franco-belga, escrita por René Goscinny (autor de Asterix e Lucky Luke) e ilustrada por Jean-Jacques Sempé. A tradução para português foi inclusive integrada no Plano Nacional de Leitura. A série contém 5 títulos, entre eles as Les Vacances du Petit Nicolas que está agora em exibição na Festa do Cinema Francês, com a direção de Laurent Tirard.

La montagne ou la mer?

Todos os anos se discute lá em casa onde serão as nossas férias de verão. Contudo, este ano é diferente. Vamos à praia porque o pai decidiu. Mas levamos a mémé…” – a avó materna que inferniza a vida do pai.

Inocência e paixão. O amor genuíno que todos temos enquanto crianças. Este é um filme que relembra os grandes clássicos como A Vida é Bela, Les Choristes ou Moonrise Kingdom pela extraordinária actuação dos mais pequeninos. É uma comédia que destrói mais uma vez a visão cliché dos filmes franceses.

O filme conta a história, do pequeno Nicolas que viajando até à costa, instala-se com a sua família no Hotel Beau-Rivage. Na praia, Nicolas faz imensos amigos, entre eles Isabelle, filha de um casal amigo dos seus pais. Isabelle é porém uma rapariga invulgar, com um olhar penetrante, que assusta até os mais inquietos. Os pais de ambos, cometem o erro de afirmar num jantar, que gostavam de os ver casados.. Assustado, o pequeno Nicolas que vive apaixonado por uma outra jovem da cidade onde vive, decide colocar ambiciosos planos em acção. O amor da sua vida tinha que ser salvo.

Apaixonante pelo bom humor e simplicidade, Les Vacances du Petit Nicolas relembra-nos que a fatalidade da vida é passível de ser mudada.

(Pelo menos com asneiras).

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.