Lisboa Open House 2014: a capital de portas abertas


É já no próximo fim-de-semana de 11 e 12 de Outubro que a 3ª edição do Lisboa Open House regressa para nos mostrar o que de melhor existe no panorama arquitectónico da cidade. Este evento internacional – acolhido por cidades como Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Melbourne – tem por objectivo mostrar arquitectura de excelência ao público, de forma gratuita, estimulando o interesse pelo património edificado.

No caso da cidade lusitana, o evento é organizado e coordenado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa.

27 novos espaços

Este é um ano especial e ambicioso. O Lisboa Open House oferece um extenso programa de percursos e visitas guiadas a 70 espaços diferentes. Palácios, igrejas, escolas e habitações privadas são algumas das muitas possibilidades de escolha.

Destes 70 espaços, 27 são estreantes no evento e primam pela sua unicidade: o Cinema Ideal, a Casa da Severa e um apartamento na Baixa; bem como sedes de empresas e outros edifícios habitualmente não acessíveis para visita – a Torre de Controlo Marítimo do Porto de Lisboa, a sede do Banco de Portugal, a sede da Vodafone e o Xerox Centre.

lisbonopenhouse2014_bancopt

Visitar com os olhos de quem criou

As visitas guiadas por diferentes arquitectos serão provavelmente um dos pontos altos do Lisboa Open House. São visitas comentadas por reconhecidos nomes como João Pedro Falcão de Campos, João Favila, José Adrião, Ricardo Bak Gordon, José Neves, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Graça Dias, João Pardal Monteiro, Margarida Grácio Nunes, entre outros.

Visita extra e debate – ROCA LISBOA GALLERY

No sábado às 17h00 e no domingo às 12h00 existirá uma visita extraordinária ao Roca Lisboa Gallery conduzida pelo autor do projecto de reabilitação do palacete, Carlos Ferruz.

Enquanto espaço dinamizador, aberto a exposições e encontros de profissionais nas áreas da arquitectura e do design, o Roca Lisboa Gallery, irá acolher ainda o debate “Arquitectura Portuguesa: Outros Pontos no Mapa”, subordinado ao tema da internacionalização, com João Santa-Rita, Luís Pedra Silva e José Mateus, estando a moderação a cargo de Luís Santiago Baptista. (Sáb. às 18h00).

Website renovado e Instagram Contest

Contrariamente aos anos anteriores, o site foi renovado e está agora optimizado para dispositivos móveis. Assim, organizar um roteiro para o fim-de-semana é muito mais fácil.

Aproveitando ainda a maré tecnológica, o Lisboa Open House associou-se ao Festival Vodafone Mexefest a realizar em Novembro e oferece um bilhete duplo para a melhor fotografia do evento. Aos 3 melhores concorrentes são oferecidos ebooks do Trienal.

lisbonopenhouse2014_mobile

Esta é uma “festa” para todos os apaixonados e curiosos por Lisboa.

Dia 11 e 12, as portas estão abertas.