Novas notas norueguesas são pequenas peças de arte


O Banco Central Norueguês está a preparar uma renovação na imagem das suas notas, e não fez por menos. Oito departamentos de design noruegueses foram convidados pelo Norges Bank a enviarem os seus projetos para a imagem das novas notas de coroas norueguesas. Os vencedores foram conhecidos esta semana, e há já quem diga que as novas notas da Noruega, que vão entrar em circulação em 2017, são uma autêntica obra de arte.

De um lado (em cima), o design vencedor pertence à firma de arquitetura Snøhetta, responsável pela expansão do Museu de Arte Moderna de São Francisco e pela reconstrução da Times Square. A conhecida firma de arquitectura apostou num design arrojado e contemporâneo, que consiste em imagens pixelizadas de locais icónicos da costa norueguesa, distorcidos de acordo com a Escala de Vento de Beaufort.

Já do outro lado da nota (em baixo), a imagem é da autoria da empresa de design gráfico The Metric System, sediada em Oslo. Com uma abordagem bastante mais convencional, este lado da nota de coroa conta com imagens tradicionais norueguesas (como um navio Viking ou um farol, por exemplo) e, claro, com as obrigatórias marcas de água e números de série.

novanotanoruega_v2

A ideia do Banco Central Norueguês é agora juntar os dois designs num só. Deixamos, de seguida, em mais detalhe, a proposta da Snøhetta:

novanotanoruega_snohetta

Consulta aqui todas as outras propostas que a instituição bancária recebeu.