O dólar americano inspirado no novo franco suíço


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Esta interessante proposta de redesign do dólar americano é do designer Travis Purrington e fez parte da sua tese de mestrado em design intitulada “WORTH: The Aesthetics of Global Interest”. Inspirado pelo novo design do franco suíço (que é redesenhado a cada 20 anos através de concurso, sendo que a 9ª série entrará em circulação em 2015), o designer pretende celebrar os avanços na cultura da sociedade norte-americana.

dolarfrancosuico_01

dolarfrancosuico_02

As novas notas apresentam um design pixelizado com cores vibrantes e cada uma tem um tema: habilidade, estrutura, vida, inovação e natureza, sendo que cada uma apresenta ainda imagens alusivas a cada um destes na frente e no verso. Um grande contraste face à cor verde predominante das notas atuais e às caras de figuras políticas como George Washington, Benjamin Franklin e Abraham Lincoln e símbolos como a Casa Branca e o Capitólio.

As frases “this currency is upheld by the integrity of its people” (“esta moeda é sustentada pela integridade do seu povo”) e “uires alit” (latim para algo como “a força alimenta”) substituiriam o tradicional “in god we trust”.

dolarfrancosuico_nota5

dolarfrancosuico_nota10

dolarfrancosuico_nota20

dolarfrancosuico_nota50

dolarfrancosuico_nota100

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!