O que é que a Apple tem preparado para esta semana?


“Já não nos víamos há algum tempo”, diz a Apple no convite que enviou, na semana passada, à imprensa. Esta semana existirão novidades para os lados de Cupertino: a Apple prepara-se para lançar novos iPads e novos Macs, e para dar novidades do OS X Yosemite.

Novos iPads

Um novo iPad Air e um novo iPad Mini. Mais finos e mais rápidos, espera-se, os novos tablets da marca terão pela primeira vez o sensor Touch ID, que é, por agora, exclusivo do iPhone.

A própria Apple confirmou o iPad Air 2 e o iPad Mini 3 num documento sobre o iOS 8.1 (ainda não comercializado), que acidentalmente colocou na loja iBooks.

novosipads2014_leak

Fala-se ainda numa nova cor. Os iPads estão disponíveis unicamente em branco e preto, mas, à semelhança do iPhone 6, poderão ganhar um novo “amigo”: o iPad dourado.

Novos Macs

A grande estrela do evento será o iMac com ecrã Retina. Pela primeira vez, a Apple colocará um ecrã de alta resolução num computador de secretária; já o tinha feito com os portáteis MacBook Pro e diz-se que o fará também com o MacBook Air (já lá vamos).

A concretizar-se o rumor, teremos um Mac com as mesmas polegadas, mas com mais pixels por polegada. Se hoje o ecrã do modelo de 27 polegadas tem 2560 x 1440 pixels; a nova versão terá o dobro disso.

Muito rumorado tem sido também um MacBook Air de 12 polegadas com ecrã Retina.

OS X Yosemite

O iOS 8 foi lançado ao público em Setembro, mas o sistema operativo para dispositivos móveis só ficará completo agora em Outubro com o lançamento do OS X Yosemite.

O novo sistema operativo do Mac alinha o design com o iOS 7/8 e integra-se com as plataformas móveis através do Continuty. Será possível atender chamadas e responder a SMS no Mac, bem como começar a escrever um e-mail no iPad e continuar a fazê-lo no computador. Por exemplo.

O OS X Yosemite está praticamente pronto. Os programadores já estão a testar o Golden Master, pelo que está mesmo iminente a massificação do novo sistema operativo.

Update a 15 de Outubro: acrescentada o leak dos novos iPads.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.