O SAPO deu o salto cá dentro, e agora quer dá-lo lá fora


O SAPO mudou. Tem um novo logótipo que significa uma nova fase no projecto, que nasceu há 19 anos na Universidade de Aveiro e que, desde 1999, a PT tem mantido vivo. Assente no portal sapo.pt, o novo SAPO – hoje apresentado – é sinónimo de talento, inovação e tecnologia com selo português. A marca é nacional e tem em vista a globalidade, estando já presente em mercados como Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste.

Em 1995, o SAPO era um motor de busca, acabado de desenvolver pela Universidade de Aveiro. Confundia-se, na altura, com a própria Internet, uma tecnologia que em Portugal (e no resto do Mundo) era muito recente. Evoluiu para um agregador de conteúdos na forma de portal, cresceu para os telemóveis, tablets e TVs,  desenvolveu-se nos países PALOP e apostou no e-commerce (automóveis, imóveis, vouchers…).

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O SAPO transformou-se também na fábrica de tecnologia e inovação da PT (numa lógica Made By SAPO), com talentosas equipas de criativos e programadores (portuguesas, diga-se), que desenvolvem produtos e serviços para fora da marca SAPO. O MEO Kanal ou a MEO Cloud são apenas dois exemplos de ideias que nasceram no SAPO, mas que ganharam vida com o MEO.

Na web, o SAPO é reconhecido pelo seu portal – visitado diariamente por 1 milhão de pessoas, o que representa mais de 550 milhões de pageviews diárias –, pelos serviços SAPO Blogs, SAPO Mail e SAPO Vídeos, e pelo ecossistema de apps mobile (SAPO Jornais, SAPO Cinema, Auto SAPO…). Todos estes produtos e serviços foram hoje renovados, no seguimento da nova identidade, concebida e executada pela equipa criativa do próprio SAPO.

O SAPO caracteriza-se ainda pela sua forte ligação às universidades, através do SAPO Labs, sendo também há 7 anos consecutivos mentor do SAPO Codebits, um dos eventos de maior referência na área da tecnologia em Portugal e, este ano pela primeira vez em conjunto com o Pavilhão do Conhecimento, o impulsionador da 1.ª edição da Lisbon Maker Faire em Portugal.

O novo SAPO quer ser símbolo da Internet do futuro e e tem ambição global, olhando para o Google e para o Facebook como seus concorrentes. A sua estratégia assenta em quatro eixos fundamentais: conteúdos, serviços e comunidade, e-commerce e tecnologia.

O sapo.pt ganhou uma nova organização, navegação simplificada e conteúdos mais diversificados. Existe uma nova área de Opinião, que reúne o maior portefólio de artigos de opinion makers dos principais órgãos de comunicação social em Portugal. A nova secção SAPO Lifestyle é de consulta obrigatória para quem quer saber tudo sobre moda, viagens, saúde, família, entre outros. O novo sapo.pt aposta em conteúdos vídeo exclusivos, como a série de humor Mitrologia, que contará com Salvador Martinha, Luís Franco Bastos, Diogo Faro, entre outros humoristas e entertainers.

A plataforma de blogs (SAPO Blogs), que reúne a comunidade com mais sucesso em Portugal, com mais de 500 mil blogs registados, é relançada com versão responsive, novos templates e melhorias significativas ao nível do design e da acessibilidade.

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Também a app SAPO Jornais, líder de mercado com mais de 300 mil utilizadores ativos, foi redesenhada com novas funcionalidades (manchetes, notícias, alertas), com um design mais simples e uma usabilidade melhorada para os novos sistemas operativos.