Porquê Windows 10 e não Windows 9? A resposta pode estar no código


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Microsoft atribuiu o número 10 à nova versão do Windows, sem esclarecer o motivo pelo qual passou por cima do 9. “Porquê Windows 10?” foi a pergunta que muitos colocaram; um utilizador do Reddit, que diz ser programador da Microsoft, avançou com uma resposta que pareceu bastante plausível.

Tudo se resume a código. Aliás, a estas três linhas de código:

if(version.StartsWith(“Windows 9”))
   { /* 95 and 98 */
   } else {

Uma forma fácil e preguiçosa de as apps verificarem que versão do Windows um utilizador está a correr é usando o comando em cima: se a versão do Windows começar por “Windows 9”, isso significa que ela é ou o Windows 95 ou o Windows 98. Na altura, ninguém pensou que pudesse existir um outro Windows 9x.

Esse código é ainda usado por algumas apps, pelo que a introdução de um Windows 9 poderia ser um problema. Implicaria mudar o código.

Ao Gizmodo, a Microsoft não confirmou, nem desmentiu esta teoria. Manteve o mistério, dizendo que o “Windows 10 eleva o Windows para um novo patamar de fazer coisas. Não é uma mudança drástica, mas o novo Windows chegará ao próximo mil milhões de utilizadores”.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!