RoomAlive é o teu quarto transformado em campo de jogo


A Microsoft é daquelas empresas que não conseguem estar paradas e que estão sempre a inventar novas formas de usarmos a tecnologia já existente. O RoomAlive, desenvolvido por uma equipa de 10 pessoas do laboratório Microsoft Research, é a prova disso mesmo. A ideia é transformar o quarto onde está a consola Xbox no campo de jogo.

O RoomAlive é um desenvolvimento do IllumiRoom, um projecto que a Microsoft apresentou em 2013 no CES. Se o IllumiRoom consistia em extender o jogo para fora do ecrã de televisão, o RoomAlive pretende transformar o quarto ou a sala num imersivo e interactivo campo de batalha, através de video mapping.

Usando 6 Kinects da Xbox e 6 projectores banais (daqueles que usas nas apresentações PowerPoint), é possível criar uma experiência de jogo de realidade aumentada dentro do teu quarto. Podes fazer pontaria a objectos ou “matar” pessoas. Tu és o jogador e o jogo está em todo o teu quarto. O RoomAlive segue o teu movimento através dos sensores do Kinect.

microsoftroomalive_procam

microsoftroomalive_esq

Claro que o RoomAlive é apenas um protótipo, até porque o custo de implementar algo deste tipo num quarto de dimensão média/normal ainda é elevado. Na verdade, são precisos 6 Kinects e 6 projectores. Ainda assim, a Microsoft acredita num futuro em que esta tecnologia possa ser pequena e low-cost. Esperemos que esse futuro venha.

microsoftroomalive_02

microsoftroomalive_03

microsoftroomalive_04