Tesla terá um carro 90% autónomo em 2015, diz Elon Musk


Em entrevista à CNNMoney, o patrão da Tesla, Elon Musk, disse que os carros autónomos — ou carros com auto-piloto, como prefere chamar-lhes — não estão muito longe do mercado. Aliás, um automóvel que a Tesla lançará no ano que vem será 90% autónomo. “Isto é, 90% dos teus km podem ser feitos em modo automático. Em auto-estrada, claro“, referiu.

Musk diz que um carro autónomo da Tesla será possível combinando câmaras de reconhecimento de imagem, radares e sensores ultra-sónicos. “As outras empresas irão imitar-nos”, acrescentou. De referir que a condução autónoma em auto-estrada é um processo mais fácil que em ambiente urbano.

O CEO da Tesla acredita que será o líder deste segmento. “Claro que seremos. A Tesla é uma empresa de Silicon Valley. Se não formos o líder, é uma vergonha para nós.”

Algumas fabricantes também estão a trabalhar em carros autónomos. 2020 é o ano em que se espera que a tecnologia esteja substancialmente aperfeiçoada. Para já, serão lançados veículos semi-autónomos. A GM, por exemplo, prometeu modelos mãos-livres para 2017.