4 minutos em 4K: a Terra como nunca a viste


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

As imagens captadas por um satélite meteorológico russo geo-estacionário, em 2011, foram agora condensadas por James Tyrwhitt-Drake num curto vídeo de 4 minutos que mostra, pela primeira vez, o planeta Terra em 4K.

O satélite Elektro-L está localizado a cerca de 40 mil quilómetros da Terra, numa posição geoestacionária, isto é, tem sempre a mesma face do planeta virada para si. Grava fotos a 121 megapixéis (11136 x 11136 pixels) a cada 30 minutos.

James compilou 4 dias do planeta Terra em 4 minutos, usando fotografias captadas pelo Elekto-L entre 15 e 19 de Maio de 2011. O resultado é uma imagem espectacularmente bonita e acima de tudo nítida. Na verdade, são milhões de pixeis (3840 x 2160), que, mesmo assim, não equivalem nem a metade do que a câmara na realidade capta. As imagens foram editadas para ajustar níveis de luz e cores, e alinhar frames.

Apesar de já existirem outros vídeos de imagens de satélites geoestacionários, este é o primeiro deles em 4K.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!