Como ‘Interstellar’ ajudou os cientistas a perceber melhor os buracos negros

Interestelar, o mais recente filme de Christopher Nolan chega às salas de cinema portuguesas esta quinta-feira, mas já tem recolhido apreciações muito positivas por parte dos críticos. Além dos louros cinematográficos, o filme notabiliza-se na área científica, tendo a sua produção sido responsável por uma interessante descoberta científica sobre buracos negros.

O filme conta a história de um grupo de astronautas que parte em busca de uma solução para a Humanidade, num Planeta Terra destruído. Para tornar todo este processo de filmagem no espaço e efeitos especiais mais realistas, a equipa contou com a supervisão de Kip Thorne, físico teórico e uma das maiores sumidades em astrofísica.

Um dos grandes desafios do filme residia na concepção visual do buraco negro, um corpo celeste altamente denso e que atrai fortemente toda a matéria e energia à sua volta.

Para tornar isto realidade, Thorne enviou páginas de intricadas equações à equipa de animadores, que, por sua vez, as colocaram a processar e renderizar no software. Muitas horas e 800 TB de dados renderizados depois, o resultado foi simplesmente incrível. Ao contrário do conceito que muitos poderíamos ter baseado no nome, um buraco negro assemelha-se à foto publicada no topo do artigo.

Kip Thorne ficou ele próprio surpreendido pela imagem criada digitalmente, reconhecendo a sua elevada precisão: “Isto são os nossos dados observacionais. É assim que a Natureza se comporta.”

As imagens, que serviram para o físico tirar conclusões sobre o comportamento da gravidade e da luz em torno dos buracos negros, vão ser a base para dois papers científicos, um na área da astrofísica, outro na área da informática.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.