Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
De Madrid a Yiwu, o ponto mais oriental da China, de comboio. Eis o maior percurso férreo alguma vez construído. São 21 dias. 9977 quilómetros. E infelizmente, não é passível de ser feito por um turista.
New Silk Road é um novo projecto chinês que visa ganhar ainda mais controlo transcontinental a nível de mercadorias entre a Ásia e a Europa. O governo da China prevê gastar cerca de 40 biliões de dólares para que este percurso se mantenha activo. Embora pareça um grande investimento, o objectivo é simples e parece rentável, uma vez que a importação das mercadorias para a Ásia será apenas de produtos luxuosos.
Tendo em conta que o maior percurso feito até à data via comboio era o Transiberiano (com um percurso de 9289 quilómetros), New Silk Road torna-se assim no novo recorde mundial.
No dia 18 de Novembro, um comboio com 82 contentores deixou a pequena cidade industrial de Yiwu com chegada prevista a Madrid no dia 8 de Dezembro. Muitos consideram que embora demorada, esta podia ser uma viagem de sonho para quem quisesse percorrer meio mundo.
Será que a China se lembrará de apostar a nível turístico nesta ideia?
Se sim, esperemos que o faça com um destino final mais português. Afinal de contas, Lisboa está apenas a mais 6 horas de caminho.