Darth Vader: a verdadeira voz dentro da máscara


A verdadeira voz do imponente Darth Vader é muito menos negra do que podíamos imaginar.

Recentemente ficámos a saber o nome do Episodio VII da saga Star Wars: The Force Awakens. O que não sabíamos era que a voz do actor David Prowse não é a voz emblemática de Darth Vader.

George Lucas escolheu Prowse pela sua estatura e fisionomia, pois retratavam bem a figura do Lord Sith. No entanto, Prowse, tinha uma voz aguda e com sotaque escocês. Assim, foi contratado o famoso James Earl Jones para gravar apenas as vozes de Vader.

James Earl Jones, nascido no Mississipi, criado em Michigan e mesmo sendo gago, acabou por convencer Lucas com a sua “Darker Voice”. Jones afirma ainda que existia alguma dúvida entre ele e Orson Wells mas este poderia ser muito mediático pelas suas participações em Citizen Kane e The Third Man. James Earl Jones recebeu cerca de 5 600 € pela participação nos 3 primeiros filmes da Saga apenas com a sua voz.

Para muitos de nós em Portugal, que sempre vimos os filmes da Disney em Português ou em Português do Brazil, a voz de James Earl Jones não é familiar mas este clip do filme O Rei Leão em inglês pode ajudar.