Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Elon Musk – o CEO da Tesla e da SpaceX, o homem que quer fazer supercarros autónomos e colonizar Marte – está empenhado em colocar todo o Mundo o online, através de uma rede de satélites.
A informação ainda não é oficial, mas foi avançada pelo Wall Street Journal, que cita fontes próximas a Musk.
De acordo com o jornal, Elon Musk não está sozinho no projecto de melhorar a cobertura global de Internet. Conta com Greg Wyler, um ex-funcionário da Google e veterano da indústria dos satélites, que é dono da empresa WorldVu Satellite.
Musk e Wyler pretendem colocar 700 satélites da WorldVu Satellite em órbita. A SpaceX, uma das empresas de Musk, também pode ser usada no lançamento dos aparelhos.
Para fabricar os satélites pode vir a ser criada uma nova fábrica na Flórida ou no Colorado. O par quer fazer satélites mais leves (110 kg) e mais pequenos (metade do tamanho) que os modelos actualmente em uso para comunicações. Cada unidade deverá custar 1 milhão de dólares ou menos, diz o Wall Street Journal.
A iniciativa de Musk e de Wyler não é nova. Mark Zuckerberg definiu uma missão idêntica com o seu Internet.org.
Update às 16:50 de 11/11/2014: Elon Musk confirmou o projecto via Twitter, acrescentado que o mesmo será anunciado oficialmente dentro de 3/5 meses. Musk alertou, no entanto, para algumas imprecisões no artigo do Wall Street Journal, citado neste nosso artigo.
SpaceX is still in the early stages of developing advanced micro-satellites operating in large formations. Announcement in 2 to 3 months.
— Elon Musk (@elonmusk) November 11, 2014
@Shmizer1 unfettered certainly and at very low cost
— Elon Musk (@elonmusk) November 11, 2014
@RolfeWinkler No, WSJ was wrong on several important points. The article shouldn't have been written on rumor and hearsay.
— Elon Musk (@elonmusk) November 11, 2014