Elon Musk também quer espalhar Internet pelo Mundo


 

Elon Musk – o CEO da Tesla e da SpaceX, o homem que quer fazer supercarros autónomos e colonizar Marte – está empenhado em colocar todo o Mundo o online, através de uma rede de satélites.

A informação ainda não é oficial, mas foi avançada pelo Wall Street Journal, que cita fontes próximas a Musk.

De acordo com o jornal, Elon Musk não está sozinho no projecto de melhorar a cobertura global de Internet. Conta com Greg Wyler, um ex-funcionário da Google e veterano da indústria dos satélites, que é dono da empresa WorldVu Satellite.

Musk e Wyler pretendem colocar 700 satélites da WorldVu Satellite em órbita. A SpaceX, uma das empresas de Musk, também pode ser usada no lançamento dos aparelhos.

Para fabricar os satélites pode vir a ser criada uma nova fábrica na Flórida ou no Colorado. O par quer fazer satélites mais leves (110 kg) e mais pequenos (metade do tamanho) que os modelos actualmente em uso para comunicações. Cada unidade deverá custar 1 milhão de dólares ou menos, diz o Wall Street Journal.

A iniciativa de Musk e de Wyler não é nova. Mark Zuckerberg definiu uma missão idêntica com o seu Internet.org.

Update às 16:50 de 11/11/2014: Elon Musk confirmou o projecto via Twitter, acrescentado que o mesmo será anunciado oficialmente dentro de 3/5 meses. Musk alertou, no entanto, para algumas imprecisões no artigo do Wall Street Journal, citado neste nosso artigo.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.