Kurt Cobain: vem aí o primeiro documentário autorizado


O primeiro documentário totalmente autorizado sobre a vida de Kurt Cobain, líder dos Nirvana, chega em 2015 e conta com a produção da filha do músico, Frances Bean. Montage of Heck será o nome do documentário que inclui diversos materiais inéditos e que vai ser emitido pela HBO.

Apesar da existência de outros documentários sobre o mítico cantor, o documentário Montage of Heck é anunciado como o primeiro a ser integralmente autorizado. Outro dado curioso é o facto de não só a família Cobain participar no filme – a filha Frances Bean é a produtora executiva do projecto. Um comunicado citado pela Pitchfork revela ainda que Courtney Love não está creditada.

Segundo revela uma carta de Brett Morgan, o autor e realizador do novo documentário começou a trabalhar neste projecto há oito anos. Uma carta que ajuda também a perceber, pela opinião do próprio Brett, o que de novo trará este novo trabalho sobre o músico que marcou mais do que uma geração.

Como a maioria das pessoas, quando comecei imaginei que houvesse quantidades limitadas de material fresco por desvendar. Porém, assim que tive acesso ao arquivo do Kurt, descobri 200 horas de música inédita e áudio, um espólio vasto de projectos artísticos (pinturas em óleo, esculturas), horas incontáveis de filmes caseiros nunca antes vistos, e mais de quatro mil páginas escritas que ajudaram a pintar um retrato intimista de um artista que raramente se revelou à comunicação social.

(excerto retirado da carta de Brett Morgan)