Mergulha na Grande Barreira de Coral com o Google Street View


O Street View da Google decidiu mergulhar e aventurar-se pela Grande Barreira de Coral, a maior formação de coral do mundo, um local paradisíaco localizado ao largo da costa nordeste da Austrália. A ferramenta da Google que permite explorar locais emblemáticos do nosso Planeta, já se tinha aventurado por outros recifes e a Grande Barreira de Coral, Património Mundial da Humanidade, é a sua mais recente adição.

Os investigadores australianos da Catlin Seaview Survey juntaram-se à equipa da Google na construção da base de dados fotográfica que te permite viajar por um dos locais mais bonitos e mais ricos em biodiversidade do mundo.

recifecoralstreetview_02

O director-executivo do Catlin Seaview Survey, Richard Vevers revelou à ABC que a equipa utilizou uma câmara especial para recolher milhares de imagens ao longo da linha costeia de Queensland, estado do Nordeste da Austrália. “A câmara utilizada foi especialmente concebida para este projecto e permite-nos tirar imagens de 360º a cada três segundos, à medida que vamos viajando pelos recifes.”

As imagens, que podem ser acedidas pelo Google Maps na funcionalidade Street View, foram recolhidas em dezenas de locais da Grande Barreira de Coral. “As pessoas podem saltar para dentro de água, fazer um mergulho virtual e ver como o recife é diferente ao longo dos seus 2300 km”, disse Richard Vevers.

O porta da voz da Google, Shane Treeves, espera que esta adição dê às pessoas a oportunidade de ver esta beleza natural, um local no mundo que nem toda a gente pode visitar.

recifecoralstreetview_03

Além do aspecto cultural, todo este projecto reveste-se de especial interesse científico. Com estes registos, os investigadores da Catlin Seaview Survey terão a possibilidade de ver as alterações que vão ocorrendo nos corais, bem como os efeitos provocados pelos ciclones e pelas alterações climáticas.