Não há apps grátis


Se fores à iOS App Store, não encontrarás de certeza nenhuma app gratuita. Discretamente, Apple mudou a legenda do botão de download de “free” para “get”. Uma mudança discreta, que resultou de uma pequena polémica com a designação “freemium”.

As apps das lojas digitais podem estar assentes num destes dois modelos de negócio: freemium ou premium. O segundo significa que a app é paga, isto é, o utilizador para a descarregar tem de pagar imediatamente um X. O primeiro quer dizer que o download da app é gratuito, mas não significa que a app o seja. Confuso? Na prática, uma app freemium é uma app que podes instalar gratuitamente no teu telemóvel e aceder a um conjunto de funcionalidades; no entanto, para beneficiares de ferramentas mais avançadas, por exemplo, precisas de pagar por isso; são as chamadas compras in-app.

O modelo freemium é o adoptado pela maior parte das empresas que desenvolvem apps e tem gerado algumas confusões junto de alguns utilizadores, como crianças que pensam que a app é 100% gratuito por na App Store o botão indicar “free” (apesar de, se existirem compras in-app, essa indicação aparecer por baixo), ou por adolescentes viciados. O resultado são contas exorbitantes para pagar, como a do ex-vocalista do Sex Pistols.

A situação tem causado algum desconforto junto dos órgãos reguladores e esta troca por parte da Apple vem, espera-se, esclarecer o assunto.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.