Novo passaporte norueguês: mais uma pequena peça de arte


A Noruega mostrou mais uma vez que o design nórdico é merecedor do lugar que ocupa. Após a ousada iniciativa para as notas das coroas norueguesas – que irão conter num dos versos, uma imagem completamente pixelada –, o estúdio Neue propôs uma reforma para os passaportes.

“O visual minimalista homenageia a paisagem do país, inserindo como fundo das páginas internas cenários da natureza local, bem como referências aos conhecidos fiordes noruegueses”, refere o estúdio.

novopassaportenoruegues_02

 

A capa terá três cores possíveis – branco, vermelho e turquesa – e o interior contém uma surpresa que a nível conceptual surpreende qualquer um. Ao expor uma das páginas sob luz negra, a paisagem inscrita ganha uma versão nocturna, com direito a uma vislumbre Aurora Boreal.

novopassaportenoruegues_03

“De todas as inscrições feitas [para o redesign do passaporte], esta tem o melhor conceito. É uma temática que ao mesmo tempo ressalta a identidade norueguesa e ajuda a fazer com que o passaporte se torne num documento valioso. O design é atraente e tem estilo, as cores são subtis e a abstração da paisagem é maravilhosa”, descreveu o júri, que diz ter gostado muito da simplicidade desta solução.

Para quem já viu as famosas “Northern Lights” ao vivo, ou cruzou os fiordes de carro e de barco, este é sem dúvida um retrato perfeito de um país que espelha a natureza no seu mais alto apogeu.