O skate voador de ‘Back To The Future’ está quase pronto. E Tony Hawk já o experimentou


Este é o skate do futuro que Marty McFly nos apresentou em Back To The Future. O filme mostrava uma projeção do ano de 2015 que, afinal, não está tão longe assim da realidade. O Hoverboard está pronto para ser comercializado e os primeiros devem ser entregues em Outubro do próximo ano.

Estão a ser produzidos pela start-up californiana Arx Pax e o que os torna voadores tem uma explicação científica simples por trás. Os skates estão equipados com campos magnéticos que, em contacto com superfícies metálicas, geram forças capazes de afastar o aparelho 2,5 cm do chão. Depois de levantados podem desliazr em várias direcções. Suportam até 136 kg e a sua bateria aguenta até sete minutos de uso.

A empresa optou por manter o nome que lhe foi dado no filme da década de 1980 e o Hendo Hoverboard só pôde ser construído graças às doações de 2721 pessoas. A Arx PAx criou uma campanha de crowdfunding em Outubro com o objectivo de angariar 250 mil dólares, cerca de 196 mil euros, até Dezembro, mas por esta altura já conseguiu quase o dobro.

Os dez primeiros Hoverboards já estão pré-vendidos, cada um custa dez mil dólares, cerca de oito mil euros, e há também a opção de o experimentar durante cinco minutos por cem dólares.

A invenção foi ambiciosa e a participação do público no crowdfunding mostra isso, mas quem melhor que Tony Hawk para dar o OK final ao skate mais moderno do momento?

No início do ano, o skater lendário divulgou um vídeo falso onde conduzia uma tecnologia parecida, agora, para se redimir, lançou outro onde experimenta o real. A perícia de Hawk não é a mesma que com as tábuas de madeira, mas de certeza que é uma questão de prática.