Programadores, este Firefox é para vocês


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Mozilla disse que ia lançar um browser só para programadores esta semana, e assim o fez. Chama-se Firefox Developer Edition; e, apesar de poder ser utilizado por “pessoas normais” para navegação na web, destina-se a profissionais do HTML, do CSS e do JavaScript, oferecendo-lhes um conjunto de ferramentas que não encontram num outro browser.

firefoxdeveloperedition_screen01

No Firefox Developer Edition, os tons azuis-escuros são dominantes. O browser tem as mesmas funcionalidades de um Firefox “normal”, mas inclui ferramentas que deliciam qualquer programador web: o WebIDE, o Responsive Design Mode, o Page Inspector e o Web Console são apenas algumas delas.

firefoxdeveloperedition_tools

Na prática, este Developer Edition permite, por exemplo, fazer debug de praticamente toda a web, transversalmente a browsers e dispositivos; avaliar o comportamento de um website responsive nos vários tamanhos de ecrã; ou aperfeiçoar o CSS para pixels perfeitos.

firefoxdeveloperedition_02

10 anos de Firefox

O Firefox Developer Edition foi lançado esta segunda-feira, dia em que o Firefox em si fez 10 anos. Para celebrar, a Mozilla lançou também uma nova versão do Firefox “normal”, focada na independência. O DuckDuckGo passou a ser o motor de busca por defeito do browser, e a nova funcionalidade “Forget” permite apagar rapidamente os dados de navegação dos últimos 5 minutos, das últimas 2 horas ou do último dia.

Independência é, aliás, a palavra-chave do vídeo de aniversário do Firefox:

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!