Project Beyond é uma câmara 3D de 360º que cria mundos de realidade virtual


O Samsung FLOW não foi a única coisa que a sul-coreana apresentou na sua conferência anual para programadores. Intitulado Project Beyond, é uma câmara que captura tudo em seu redor, em 360º e em 3D, e envia essa imagem gigante para alguém usando uns Gear VR, os óculos de realidade aumentada da Samsung.

Imagina que colocas a câmara numa praia na costa alentejana; quem estiver com o Gear VR na cabeça, estará virtualmente nessa praia. As imagens captadas pela câmara podem ser transmitidas em directo para os óculos ou, então, em diferido.

projectbeyond_01

No fundo, o Project Beyond cria mundos virtuais a partir de cenários reais. Ou, se quiseres, o Project Beyond permite o teletransporte virtual.

Em termos de hardware, o Project Beyond faz lembrar as câmaras do Google Street View, mas mais portáteis e mais pequenas. É um pequeno objecto circular, espalmado, que tem 16 câmaras de alta definição que, juntas, registam 1 gigapixel por segundo.

projectbeyond_esquema

A Samsung já andou por São Francisco e por outras zonas da Califórnia a gravar imagens com o Project Beyond; os programadores que assistiram à conferência puderam vê-las através do Gear VR.

Todavia, o Project Beyond e os Gear VR sofrem do mesmo problema de que qualquer dispositivo VR hoje em dia também sofre: a impossibilidade de interagir com o mundo virtual. Ok, nós estamos com os Gear VR postos a ver as imagens que o Project Beyond está a captar. O nosso instinto diz-nos para nos mexermos neste novo mundo e explorar aquilo que está em nosso redor. Mas não conseguimos: só podemos ver o que a câmara vê e, se esta não se mexe, não podemos perspectivar o mundo de outro ângulo.

projectbeyond_02

projectbeyond_03

Ainda assim, o Projecto Beyond é incrível, principalmente se pensarmos nas aplicações que este produto (ou um outro melhor) pode ter no futuro. Nós estamos entusiasmados.