Usa o Google Cardboard para fazer um test-drive ao novo Volvo XC90


 

Em Junho, ficámos a conhecer o Google Cardboard, a versão de Mountain View dos óculos de realidade aumentada Oculus Rift. Aquilo que muitos interpretaram como uma piada foi visto pela Volvo como um instrumento de comunicação. A fabricante alemã usou o Google Cardboard para criar uma experiência virtual de test-drive ao novo XC90.

Muitos marketers já andam certamente a salivar com o potencial da realidade aumentada e da experiência imersiva na comunicação das suas marcas. Produtos como o Samsung Gear VR e o Oculus Rift são certamente apelativos, mas enquanto não estiverem massificados no mercado não há nada a fazer.

O Google Cardboard é diferente, porque qualquer pessoa pode criar um em casa. Só precisa de ter os materiais certos (nomeadamente um pedaço de cartão) e de seguir as instruções deste site. Acoplando um telemóvel ao Cardboard e usando software adequado, é possível recriar um ambiente de realidade aumentada.

volvocardboardtestdrive_02

volvocardboardtestdrive_03

Com a ajuda da agência R/GA e do VFX-Studio Framestor, a Volvo aproveitou o Google Cardboard para mostrar o seu novo XC90 num test-drive diferente. O primeiro passo é descarregares a app Volvo Reality para Android ou iOS. Depois é só colocares o telemóvel no teu Google Cardboard e disfrutares da experiência.

Neste test-drive virtual, podes simular a condução do carro através de um conjunto de vídeos pré-definidos, e enquanto aprecias os estófos, as colunas e o restante interior do veículo.

“Temos constatado que o XC90 tem sido muito bem recebido desde que foi anunciado, e queremos manter esse entusiasmo vivo até ele chegar aos stands”, referiu Bodil Eriksson, Vice Presidente Executivo de Produto, Marca, Marketing e Comunicação da Volvo Cars North America, ao site Digiday. “O Google Cardboard é uma forma acessível, portátil, divertido e pessoal de chegar às pessoas.”

volvocardboardtestdrive_04

Com este test-drive diferente, a Volvo é a primeira empresa a criar uma campanha de realidade aumentada usado o Google Cardboard. Mas não é a primeira marca a usar o VR para comunicar: a Lexus recorreu, há uns meses, ao Oculus Rift para oferecer test-drives e a HBO também já usou este tecnologia.

Na exposição automóvel que arrancará a 21 de Novembro em Los Angeles, será possível fazer um test-drive verdadeiro ao XC90, bem como pedir um Google Cardboard especial da marca.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.