Usa o Google Cardboard para fazer um test-drive ao novo Volvo XC90


Em Junho, ficámos a conhecer o Google Cardboard, a versão de Mountain View dos óculos de realidade aumentada Oculus Rift. Aquilo que muitos interpretaram como uma piada foi visto pela Volvo como um instrumento de comunicação. A fabricante alemã usou o Google Cardboard para criar uma experiência virtual de test-drive ao novo XC90.

Muitos marketers já andam certamente a salivar com o potencial da realidade aumentada e da experiência imersiva na comunicação das suas marcas. Produtos como o Samsung Gear VR e o Oculus Rift são certamente apelativos, mas enquanto não estiverem massificados no mercado não há nada a fazer.

O Google Cardboard é diferente, porque qualquer pessoa pode criar um em casa. Só precisa de ter os materiais certos (nomeadamente um pedaço de cartão) e de seguir as instruções deste site. Acoplando um telemóvel ao Cardboard e usando software adequado, é possível recriar um ambiente de realidade aumentada.

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Com a ajuda da agência R/GA e do VFX-Studio Framestor, a Volvo aproveitou o Google Cardboard para mostrar o seu novo XC90 num test-drive diferente. O primeiro passo é descarregares a app Volvo Reality para Android ou iOS. Depois é só colocares o telemóvel no teu Google Cardboard e disfrutares da experiência.

Neste test-drive virtual, podes simular a condução do carro através de um conjunto de vídeos pré-definidos, e enquanto aprecias os estófos, as colunas e o restante interior do veículo.

“Temos constatado que o XC90 tem sido muito bem recebido desde que foi anunciado, e queremos manter esse entusiasmo vivo até ele chegar aos stands”, referiu Bodil Eriksson, Vice Presidente Executivo de Produto, Marca, Marketing e Comunicação da Volvo Cars North America, ao site Digiday. “O Google Cardboard é uma forma acessível, portátil, divertido e pessoal de chegar às pessoas.”

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Com este test-drive diferente, a Volvo é a primeira empresa a criar uma campanha de realidade aumentada usado o Google Cardboard. Mas não é a primeira marca a usar o VR para comunicar: a Lexus recorreu, há uns meses, ao Oculus Rift para oferecer test-drives e a HBO também já usou este tecnologia.

Na exposição automóvel que arrancará a 21 de Novembro em Los Angeles, será possível fazer um test-drive verdadeiro ao XC90, bem como pedir um Google Cardboard especial da marca.