Jaroslav Wieczorkiewicz derramou leite sobre modelos nuas e fotografou-as

Por incrível que pareça, todo o leite que vemos nas fotos dos anúncios da Coca-Cola é genuíno.

 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Em 2014, a Coca-Cola entrou no mercado dos lacticínios. A gigante de refrigerantes tem agora a sua própria marca de leite – a Fairlife – que diz tratar-se de um leite “ultrafiltrado” de qualidade “premium”, com 50 % mais de cálcio e proteínas. Por altura do lançamento da marca, a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária ousada e provocante, que ironicamente tem causado muito mais hype do que o próprio produto que publicita.

Jaroslav Wieczorkiewicz é o fotógrafo responsável pela campanha, que consiste num conjunto de fotografias de modelos femininas em poses provocadoras com o corpo coberto apenas por uma camada de leite. As fotos – que têm clara inspiração nos antigos calendários pin-up dos anos 1940/50 – fazem-se acompanhar por slogans subtis mas fortemente sugestivos, que incitam o público a provar o novo produto da Coca-Cola.

As reações à campanha, contudo, não reúnem o consenso do público. Enquanto uns preferem elogiar o aspecto estético e a sensualidade presente nas fotografias, outros, com o jornal The Guardian, vêem a publicidade como sexista e de mau gosto, afirmando tratar-se de um exemplo flagrante da sexualização do corpo da mulher para ganhos comerciais. 

Tão ou mais interessante do que os contornos éticos da campanha são as condições em que foi realizada.

Por incrível que pareça, todo o leite que vemos nas fotos dos anúncios da Coca-Cola é genuíno, não tendo sido utilizado qualquer tipo de programas de manipulação digital para criá-lo. Wieczorkiewicz, fotógrafo sediado em Londres, precisou apenas de um equipamento de captação fotográfica de alta velocidade e bastantes litros de leite derramados sobre as modelos para conseguir tirar as fotos que, depois de sobrepostas, figuram agora na campanha.

O resultado final foi obtido através de uma junção meticulosa de vários planos de imagem, como que o juntar de várias camadas numa só e, aqui sim, Wieczorkiewicz terá recorrido ao Photoshop ou a outro qualquer programa de edição de imagem.

wieczorkiewiczfotosleite_02

wieczorkiewiczfotosleite_10

wieczorkiewiczfotosleite_09

wieczorkiewiczfotosleite_08

wieczorkiewiczfotosleite_07

wieczorkiewiczfotosleite_06

wieczorkiewiczfotosleite_05

wieczorkiewiczfotosleite_04

 

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.