Jovens portugueses precisam da tua ajuda para cultivar a primeira planta em Marte


O programa Mars One pretende ser o primeiro a enviar humanos para Marte com o intuito de colonizar o planeta vermelho. Aquela que é descrita como “uma viagem só de ida” tem a sua chegada ao destino agendada apenas para 2025. Contudo, está prevista uma missão já em 2018 que vai enviar um transporte com uma sonda – o Mars Lander – que servirá de auxílio a inúmeras pesquisas e investigações científicas sobre o nosso planeta vizinho.

Neste sentido, o Mars One lançou uma competição universitária, que vai premiar o projeto vencedor ao aplicá-lo em solo marciano. Foram entregues mais de 35 propostas por universidades de todo o mundo para o Mars One University Challenge, que foram reduzidas posteriormente a uma lista de 10 finalistas.

O projecto SEED é um deles, e o conceito, ainda que de complexa execução, é simples – cultivar a primeira planta terrestre em Marte. A investigação pretende fazer chegar a Marte uma espécie de mini estufa, que ajudará descobrir eventuais dificuldades no cultivo de vida vegetal em Marte. A semente escolhida para a investigação é a Arabidopsis thaliana, da família da mostarda. O projecto para o seu cultivo é constituído por duas estruturas: uma primeira que envolve o suporte básico de vida da planta e que cuidará do seu crescimento; e uma segunda, que servirá principalmente de proteção.

seedA equipa do projecto SEED tem nas suas fileiras 4 alunos do mestrado de Bioengenharia da Universidade do Porto e um do MIT Portugal, sendo orientados por Maria Helena Carvalho, investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular também sediado no Porto. O projeto conta ainda com um aluno do Centro de Investigações Biológicas de Madrid e com o orientador Jacobus Van Loon, investigador em Ciência Gravitacionais da Universidade de Amesterdão.

Para ver a luz do dia, ou neste caso para chegar até Marte, o projeto SEED tem de vencer o concurso universitário da Mars One. Contudo, a decisão sobre o vencedor cabe ao público, que deverá votar no melhor projeto até ao final deste mês.

Como ajudar?

Para ajudares a iniciativa portuguesa a plantar vida terrestre em Marte, basta ires à plataforma oficial do programa Mars One:

1 – Faz like nesta imagem no Facebook: http://tiny.cc/seedfb

2 – Escreve um tweet com as hashtags ‪#‎Seed‬ ‪#‎MarsOne.

3 – Faz +1 nesta imagem no Google+: http://tiny.cc/seedgoogle

4 – Subscreve a Newsletter Mars One e deixa o teu voto: http://tiny.cc/newsletterseed