Novamente sem avisar, Thom Yorke lançou um novo single: ‘Youwouldn’tlikemewhenI’mangry’


Tomorrow’s Modern Boxes, o segundo álbum a solo de Thom Yorke, saiu em Setembro sem aviso prévio. Hoje, o vocalista dos Radiohead voltou a repetir a experiência com o lançamento de um novo (e misterioso) single. Intitula-se “Youwouldn’tlikemewhenI’mangry”. Sim, escrevemos bem: “Youwouldn’tlikemewhenI’mangry”.


Mas vamos começar pelo início. Tomorrow’s Modern Boxes foi lançado na forma de BitTorrent Bundle, e funcionou como cobaia de uma experiência para saber se este novo serviço resultava. O público podia fazer o download do álbum por cinco euros e o download do single gratuitamente. E esta experiência resultou, visto que o álbum foi descarregado mais de dois milhões de vezes em menos de duas semanas. Segundo Thom Yorke, este novo single serve para “continuar a experimentar novos formatos de lançamento”.

Assim sendo, “Youwouldn’tlikemewhenI’mangry” foi lançado no Bandcamp e o download pode ser feito pelo preço que a pessoa definir. Recorde-se que, apesar de tudo, este formato não é propriamente novo: desde que os Radiohead o fizeram pela primeira vez em 2007 com o álbum In Rainbow, muitas bandas o têm feito também, sendo o Bandcamp a plataforma escolhida para isso em quase todos os casos.

E se o título da música sugere alguma agressividade, a música em si não podia soar mais ao oposto disso. A electrónica e os sintetizadores orgânicos e hipnotizantes a que Thom Yorke já nos habituou em álbuns como Kid A ou The King Of Limbs e em Atoms For Peace, o projecto paralelo a Radiohead, servem de pilares para a voz, que se apresenta, carregada de reverb, como a principal textura da música. A melancolia habitual nos trabalhos do músico britânico está lá, mas a batida é tão cuidada e perfeita que a indecisão entre dançar e fechar aos olhos para ouvir tudo o que está a acontecer ao longo destes cinco minutos é quase inevitável.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.