O street artist português que pinta a 3 dimensões


 

Odeith, de 38 anos, é um talentoso street artist português. Desde cedo, revelou um interesse especial pela perspectiva e pela sombra, num estilo obscuro que veio a designar “3D sombrio”, onde as composições, quer fossem paisagens ou retratos, mensagens ou homenagens, se destacavam pelo seu realismo e técnica.

Odeith teve a primeira lata de spray nas mãos em meados dos anos de 1980, mas foi na década seguinte, quando o graffiti se começou a disseminar em Portugal, que contactou pela primeira vez com o graffiti. As suas primeiras experiências foram realizadas na rua e em linhas de comboio e, desta forma, a paixão que sempre tinha mostrado pelo desenho encontrou um novo sentido e pôde começar a desenvolver-se. Passado pouco tempo, surgiram oportunidades para pintar grandes murais na Damaia, em Carcavelos e em diversos bairros sociais, entre os quais, a Cova da Moura, o 6 de Maio e Santa Filomena.

odeithanamorphic3d_02

odeithanamorphic3d_12

odeithanamorphic3d_11

odeithanamorphic3d_10

odeithanamorphic3d_09

odeithanamorphic3d_08

odeithanamorphic3d_07

odeithanamorphic3d_06

odeithanamorphic3d_05

odeithanamorphic3d_04

odeithanamorphic3d_03

Em 2005, Odeith foi reconhecido, a nível internacional, pelas inovadoras incursões na chamada anamorphic art, onde se destacou pelas composições criadas em perspectiva pintadas em diferentes superfícies, como esquinas de 90º ou da parede para o chão, criando um efeito de ilusão óptica.

Em 2008, decide encerrar as portas do seu estúdio de tatuagens (inaugurado em 1999), para ir trabalhar para Londres. Actualmente, de regresso a Lisboa, assumiu a pintura como actividade principal, tendo criado murais para empresas nacionais e internacionais como a London Shell, a Kingsmill, o Sport Lisboa e Benfica, a Coca-Cola, a Estradas de Portugal, a Samsung, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras, entre outras.

(texto adaptado da biografia de Odeith, publicada no site oficial do artista)

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.