Primeiro “protótipo a sério” do carro autónomo da Google está terminado


A Google acabou de construir o primeiro “protótipo a sério” do seu carro autónomo. O “desenho” apresentado em Maio era, segundo a empresa, apenas um mockup inicial, e não tinha, ao contrário deste, todos os componentes para poder andar na estrada (“não tinha sequer faróis reais”).

A Google diz que, desde Maio, que tem trabalhado nas várias partes do veículo, desde os sistemas presentes nos carros normais, como a direcção e a travagem, mas também nas partes que conferem a autonomia, como os sensores e os mecanismos computadorizados.

Esteticamente o protótipo agora apresentado e o protótipo de Maio são muito idênticos. A diferença mais notória está no sistema LIDAR no topo, que é usada pelo veículo para ver o mundo.

carroautonomogoogle_prototipos

O “protótipo a sério” está pronto para andar sem condutor; mesmo assim, ele tem tem pedais e outros controlos manuais para que um humano possa tomar conta do veículo em caso de emergência. A Google irá primeiro testar o veículo na sua pista de testes durante as férias de Natal – antes de avançar, em 2015, para as estradas do Norte da Califórnia.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.