Redesenhando a Constituição Portuguesa


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O estúdio de design Another Collective, sediado em Matosinhos, no Porto, decidiu redesenhar a Constituição Portuguesa e imprimir 25 exemplares da nova versão. O estúdio manteve-se fiel ao texto original do documento, alterando unicamente a forma como esse texto é mostrado para algo mais contemporâneo.

A inspiração para o redesign é, todavia, do passado. O Another Collective analisou as publicações da época da Primeira República Portuguesa, como os jornais Diário de Lisboa e Portugal na Guerra, “de forma a que esta peça pudesse ser uma homenagem aos grafismos presentes nas publicações dessa mesma altura”, segundo explica na sua página de Behance.

O estúdio de Matosinhos diz que o principal objectivo desta iniciativa é “servir de meio de divulgação de um dos documentos mais importantes da nação portuguesa e um dos pilares da estrutura política e social nacional, assim como ser um veículo de reflexão crítico e fundado”.

Partilhamos, através de algumas fotos, o trabalho do Another Collective. À venda estão 25 exemplares numerados; as reservas podem ser feitas via e-mail: shop@anothercollective.pt.

redesignconstituicaopt_02

redesignconstituicaopt_03

redesignconstituicaopt_04

redesignconstituicaopt_05

redesignconstituicaopt_06

redesignconstituicaopt_07

redesignconstituicaopt_08

redesignconstituicaopt_09

redesignconstituicaopt_10

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!