Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Aterrar um foguetão numa plataforma flutuante de 91 metros de comprimento e 51 de largura. É isto o que a SpaceX pretende fazer esta sexta-feira, às 18h22, a 322 km do Cabo Canaveral, situado na Flórida, Estados Unidos. Elon Musk, o dono da empresa espacial, diz que o procedimento “é como tentar equilibrar uma vassoura na palma da mão durante uma tempestade de vento”.
O foguetão que a SpaceX tentará pousar sobre uma “jangada” gigante em pleno Oceano Atlântico é um Falcon 9, que ela mesmo desenvolveu. Este Falcon 9 será lançado sexta-feira e no seu interior levará a cápsula Dragon. Num dado momento, a Dragon libertar-se-á do foguetão e este irá “cair”, a 322 km do Cabo Canaveral, numa plataforma flutuante equipada com motores adaptados das plataformas petrolíferas, capazes de manter a posição com um desvio de apenas 3 metros, mesmo durante uma tempestade. A Dragon, por seu lado, seguirá viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para transportar até ela mantimentos e equipamento científico para os cientistas.
Conseguirá a SpaceX aterrar o foguetão na plataforma flutuante? Musk estima uma hipótese de sucesso de 50%. Esta sexta-feira, teremos as certezas mas se o procedimento for bem sucedido, será um ensaio importante, porque a reutilização dos foguetões pode reduzir em 100x o custo de uma missão espacial.
Autonomous spaceport drone ship. Thrusters repurposed from deep sea oil rigs hold position within 3m even in a storm. pic.twitter.com/wJFOnGdt9w
— Elon Musk (@elonmusk) November 22, 2014