Start-up californiana diz que vai tornar o Hyperloop realidade dentro de 10 anos


Quando em Agosto do ano passado o conhecido magnata Elon Musk anunciou os planos para a construção de um novo e revolucionário meio de transporte, muitas foram as dúvidas e poucas as certezas de que o projeto iria passar do papel para a realidade.

Musk, empreendedor bilionário e fundador da Space X e da Tesla Motors, disse na altura não ter o tempo nem as condições necessárias para avançar com o mui complexo conceito do Hyperloop – uma espécie de metro futurista com a capacidade de atingir velocidades na ordem dos 1300 km/h.

Houve, no entanto, quem considerasse a ideia demasiado boa para ser desperdiçada.

A JumpStartFund, uma start-up criada no estado da Califórnia, decidiu abraçar o projeto do Hyperloop, tendo já recebido a “bênção” de Elon Musk e da Space X para desenvolver e concretizar aquele que será o transporte do futuro.

Para avançar com a ambiciosa iniciativa, a JumpStartFund criou uma empresa subsidiária – a Hyperloop Transportation Technologies, Inc – e encheu as suas fileiras de talento. A trabalhar na criação do novo meio de transporte estão cerca de 100 engenheiros que trabalham em gigantes internacionais como a Boeing, a NASA, a Yahoo, a Airbus e até a própria SpaceX.

A inovadora ideia do Hyperloop passa pelo desenvolvimento de cápsulas especiais que circulariam exclusivamente através de túneis de vácuo. A ausência de ar nestas vias elimina por completo a fricção existente nos ditos transportes convencionais, permitindo às cápsulas atingir as velocidades supra referidas.

hyperloop_esquema

Ainda que de dificílima construção, a equipa da JumpStartFund prevê que o novo meio de transporte será inaugurado nos Estados Unidos da América num espaço de tempo de apenas 10 anos. Se o esforço for bem-sucedido, a equipa pretende, numa fase posterior, levar o Hyperloop para o continente europeu.

Portugal, contudo, não deverá poder usufruir do revolucionário meio de transporte tão cedo, dado não existirem planos, nesta altura, para que a rede de túneis passe por qualquer cidade lusitana.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.