A imponência nocturna da cidade que nunca dorme


Vincent Laforet é o autor destas imagens e de um dos projectos mais partilhados da app de storytelling Storehouse. Gotham 7.5K ou A Rare High Altitude Night Flight Above NYC conta a experiência do fotógrafo e cinematógrafo norte-americano num helicóptero a cerca de 2300 metros acima da cidade que nunca dorme.

Esta não foi a primeira experiência de Laforet nas alturas – visitando o seu portefólio online percebemos que é este o seu estilo – ainda assim, conta que esta foi a que considerou mais assustadora até agora. Apesar da experiência do piloto, o vento estava muito forte naquela noite o que o obrigou a tomar medidas extra de segurança, consigo próprio e com o equipamento. A única vez que o norte-americano esteve tão alto foi durante o dia e sobre o deserto.

Neste caso, as circunstâncias eram tão adversas que Vincent conta que um piloto seu amigo recusou levá-lo. O helicóptero onde seguiam teve – mesmo! – que desviar-se de aviões e a rota foi pensada tendo em conta o tráfego aéreo dos aeroportos JFK, LGA e Newark.

Fala da escuridão e da imponência dos edifícios, da luz entre as linhas – não sabe se os arrepios que teve sucessivamente foram consequência do frio ou da vista.

O ensaio fotográfico foi um trabalho para a revista Men’s Health. O contexto também influenciou a componente técnica. Vincent diz que se não avançou para esta experiência mais cedo, foi por causa do equipamento. É preciso muito e bom para contrabalançar os movimentos do helicópetero. As imagens foram captadas com uma câmara Canon 1DX, uma Mamiya Leaf Credo 50 MP e um vasto arsenal de lentes.

gotham75k_02

gotham75k_03

gotham75k_04

gotham75k_05

gotham75k_06

gotham75k_07

gotham75k_08

gotham75k_10

gotham75k_11

gotham75k_12

gotham75k_13

gotham75k_14

gotham75k_15

gotham75k_16

gotham75k_17

gotham75k_18

Neste vídeo podes ver o making of da sessão.