A resposta da Google ao AirPlay da Apple não poderia ser melhor


Lançado em 2013, o Chromecast rapidamente virou sucesso. Trata-se de um pequeno dispositivo de 30 e poucos euros que se liga à TV e permite fazer streaming de filmes, séries ou simples vídeos a partir de um telemóvel, tablet ou computador. O preço baixo, a simplicidade de utilização e ainda a compatibilidade Android/iOS/Mac/Windows fizeram do Chromecast um must-have.

O Chromecast fez pelo vídeo aquilo que a Apple TV não tinha conseguido fazer. E a Google quer agora fazer pelo audio aquilo que o AirPlay da Apple não conseguiu fazer.

A gigante de Mountain View lançou o Google Cast For Audio, que basicamente permite fazer streaming de música de um telemóvel, tablet ou computador para uma colunas Google Cast Ready. O conceito é o mesmo do Chromecast ou do concorrente AirPlay. Mas, ao contrário do sistema da Apple, o Google Cast não está fechado a um sistema operativo, antes pelo contrário: funciona com dispositivos Android e iOS, e também em computadores OS X e Windows através do browser Chrome.

O Google Cast For Audio é compatível com apps de música como o Google Play Music, o YouTube, o Rdio, a Pandora, o Deezer ou o TuneIn. O Spotify não está na lista, mas a Google promete adicionar novos serviços no futuro.

As primeiras colunas Google Cast Ready começarão a ser comercializadas nos Estados Unidos nesta Primavera por marcas como a Sony ou a LG.