Enigma Lisbon: aqui podes entrar, mas só sais se conseguires


O Shifter visitou o Enigma Lisbon e criou, ontem, um pequeno quebra-cabeças em exclusivo para os nossos leitores. Se conseguiste entrar no artigo (que agora republicamos para os mais preguiçosos) estás na altura de prosseguires para um desafio mais complicado: os dois quartos do Enigma Lisbon.

O Enigma Lisbon é um real escape game no Chiado onde se desafiam os mais audazes a tentar sair de um quarto repleto de mistérios em menos de uma hora. Quando lá chegámos fomos recebidos com a agradável novidade de que iríamos realizar ambos os percursos disponíveis.

Uma sala com um tema de astrologia e uma sala que tem como plano de fundo um homicídio no dia 25 de Abril de 1974 são o mote para a investigação que passa a correr numa hora. Caso não sejas um perito em nenhum destes temas, não te preocupes. Os desafios baseiam-se em raciocínios lógicos e não num conhecimento aprofundado dos temas de cada sala.

Se na primeira sala a equipa Shifter teve de pedir cinco minutos extra para encontrar a pista final – apesar de termos adivinhado muito cedo o nome da personagem (outro dos desafios, para além de encontrar forma de sair da sala) – no segundo desafio já tínhamos a máquina da dedução a funcionar bem melhor. Ambas as salas têm uma grande variedade de charadas que misturam de uma forma muito estimulante a lógica, o cálculo e a observação. O trabalho em equipa torna-se essencial para resolver os mistérios que se acumulam e os raciocínios imaginativos são essenciais para não bloquear.

É importante analisar tudo e mesmo com as pistas simpáticas por parte da equipa que observa cada que passo que damos, é impossível que não se criem laços entre os participantes, sobretudo quando partilham em conjunto o desespero de não saber o que fazer a seguir.

Conta-nos Margarida Roldão, fundadora do Enigma Lisbon, que foi preciso colar um sinal de stop em vários locais da sala, já que chegaram a ter equipas que desmanchavam móveis inteiros em busca do caminho para a saída. Uma história que parece ter piada, mas que se complica quando, dentro dos quartos do enigma, o passo seguinte se torna um mistério.

O desafio está lançado. Esta é uma diversão diferente e muito bem conseguida que, de certeza, aproxima as cinco pessoas que jogam. Estás pronto para resolver o Enigma?