Elon Musk doou 10 milhões de dólares para evitar que robots dominem o mundo


Elon Musk está ciente dos perigos da inteligência artificial (IA) e quer que esta tecnologia seja utilizada beneficamente pela humanidade. Por isso, doou 10 milhões de dólares do seu bolso ao Future of Life Institute para apoiar futuras pesquisas relacionadas com a IA e perceber qual o seu impacto na vida tal como a conhecemos agora.

Future of Life Institute é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve pesquisa relacionada com o uso da IA para o benefício da humanidade. A organização vai canalizar o dinheiro oferecido por Elon Musk – CEO da Tesla Motors e dono também da SpaceX – para investigação em IA nas áreas da economia, direito, ética e política.

Elon Musk mostrou-se preocupado com os avanços nesta área, principalmente nas consequências desses avanços. Aliás, a doação chegou pouco depois de ter juntado vários cientistas importantes, como o polémico Stephen Hawking, com a finalidade de criar um documento que alerte para os riscos da IA. No fundo, recomendações em forma de lembrete para o futuro. “Existe agora um amplo consenso de que a pesquisa em Inteligência Artificial está progredindo constantemente, e que seu impacto sobre a sociedade tende a aumentar“, refere a carta publicada no site do Future of Life Institute, ressalvando que não se pode prever o que vai acontecer “quando essa inteligência for ampliada pelas ferramentas“.

Em suma, a carta vinca um ponto: fazer progredir a IA de modo a obter maior benefício social, tendo em atenção aos riscos que essa evolução possa ter nas várias áreas da vida humana.

O apelo final é de que a responsabilidade fale mais alto, tal como afirma, em comunicado, o co-fundador da DeepMind Technologies, Demis Hassabis: “com estas novas possibilidades vem uma responsabilidade acrescida”. De referir que esta empresa pertence ao catálogo da Google, a qual tem também investido na pesquisa sobre IA, tal como o Facebook.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.