Elon Musk visitou Springfield


O último episódio de Simpsons emitido nos Estados Unidos teve um convidado muito especial: Elon Musk, “possivelmente melhor inventor vivo”, como descreveu Lisa logo nos primeiros minutos. Musk torna-se amigo de Homer Simpsons e os dois tentam revolucionar a central nuclear de Springfield.

O episódio de 20 minutos tem referências a todos os projectos de Musk: desde a cápsula espacial da SpaceX que aterra no quintal dos Simpsons ao Hyperloop, sem esquecer os carros eléctricos da Tesla Motors e o PayPal – Homer diz ter tido primeiro que Musk a ideia de desenvolver este sistema de pagamentos.

No final do episódio, Musk deixa Springfield na mesma cápsula com que chegou. Ao observar a descolagem, Lisa pensa em voz alta: “para um homem que gosta de carros eléctricos queima muito combustível no foguetão”. O Musk real ouvi estas palavras e decidiu esclarecer os espectadores via Twitter.

Musk explicou por que motivo não existem nem nunca existirão foguetões eléctricos. “É impossível”, escreveu, invocando a Terceira Lei de Newton. Explica o empreendedor que que no vacuo não existe nada para empurrar e que, por isso, temos de nos basear na ejecção de matéria para gerar impulsão.

Elon Musk fala ainda de elevadores espaciais, diz que não vale a pena falar disso até alguém conseguir construir nanotubos de carbono mais compridos que uma ponte pedonal.