Este BMW dispensa arrumador e condutor


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Imagina chegares ao parque de estacionamento do teu escritório, saíres do carro e, no caminho em direcção ao elevador, ele estacionar sozinho num lugar vazio… Parece que estamos a falar de uma cena de um filme, mas para a BMW trata-se de um futuro não muito distante. A fabricante alemã mostrou no CES 2015, em Las Vegas, uma versão modificada do modelo i3 capaz de procurar e estacionar de forma autónoma em parques de estacionamento de grandes dimensões – não precisas de estar sequer dentro do carro e podes acompanhar todos os movimentos pelo teu smartwatch.

Este i3 modificado consegue tal proeza graças a quatro sensores laser altamente avançados, que conseguem ler o ambiente exterior e os obstáculos em redor (como colunas, paredes, peões e automóveis mal estacionados), e também ao mapa do parque de estacionamento. O veículo move-se entre os diversos pisos do parque em busca de local de estacionamento, efetuando a manobra também sem intervenção humana. O sistema faz uso dos sensores laser e não do GPS, de forma a evitar os erros que este sistema de posicionamento tem em espaços fechados.

Na verdade, o condutor não precisa de fazer nada para além de dizer ao carro que é para estacional, usando, para tal, o smartwatch do seu pulso e a app Remote Valet Parking Assistant da BMW. Uma vez no lugar de estacionamento, o veículo desliga-se e espera que o condutor o chame de volta, também através do relógio.

Para além de saber estacionar sozinho, o modelo i3 que a BMW mostrou no CES também consegue nunca ir contra um obstáculo. Graças aos mesmos lasers.

De momento, não há prazos anunciados para a introdução de nenhuma destas inovações no mercado. Provavelmente, no futuro, as escolas de condução deixarão de ensinar aos seus alunos as manobras de estacionamento.

bmw_evitarobstaculos

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!