Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A equipa do Project Ara da Google tem estado ocupada, nos últimos meses, a aperfeiçoar o hardware do seu telemóvel modular. A nova versão chama-se Spiral 2 e foi mostrada numa conferência para programadores, esta quarta-feira, no campus da Google em Mountain View.
O Spiral 2 é melhor que o anterior protótipo. Deixou de ser um equipamento que só suportava wi-fi para ser ter também conectividade 3G. O próximo passo – sim, a Google está a trabalhar num Spiral 3 – é adicional 4G LTE. Mas este terceiro protótipo também deverá ganhar suporta para 20-30 módulos diferentes, incluindo uma bateria capaz de durar um dia inteiro.
O Spiral 2 mantém o conceito inicial do projecto: um “telemóvel às peças”; o utilizador faz o seu próprio de acordo com as suas necessidades, escolhendo os módulos que pretende encaixar. Por exemplo, se quer uma câmara melhor, pode investir num bom módulo de câmara. Se é daqueles que curte ouvir música de alta qualidade, optará por um módulo de coluna. Se o ecrã se partir num acidente, basta comprar um módulo novo.
A Google que também que o seu telemóvel modular seja altamente personalizável. Aliás, isso é um dos pontos que saltam logo à vista no vídeo e nas fotografias que partilhamos mais em baixo, neste artigo. A ideia é que o utilizador possa escolher que imagens e cores quer nos módulos que compõe o equipamento.
A Google tem já alguns fabricantes do seu lado, que vão contribuir com módulos: processadores, câmaras, baterias, colunas, wi-fi, portas…
O Spiral 2 será testado ainda este ano num mercado piloto pouco habitual para a estreia de um telemóvel: Proto Rico. Segundo os responsáveis pelo projecto, Porto Rico tem uma forte penetração na utilização de telemóveis e 75% da população usa o telemóvel para aceder à internet. Porto Rico é também uma zona de comércio livre, o que facilita a importação de módulos.
Partilhamos algumas imagens de como é o telemóvel modular da Google actualmente: