Este é o Spartan, o novo browser da Microsoft


O Windows 10 é um adeus da Microsoft às trapalhadas do passado. É um recomeçar. É um novo olhar sobre como um sistema operativo deve ser e computar-se nos diferentes dispositivos. Por isso, o Windows 10 não poderia ter o Internet Explorer como browser. Precisava de um novo browser.

O Spartan é o novo browser da Microsoft. Apresenta algumas características que o diferenciam dos browsers já existentes no mercado, como o Safari da Apple, o Firefox da Mozilla ou o Chrome da Google. Funcionará apenas em ambiente Windows, seja um computador, um tablet ou um telemóvel.

Foi construído para a web de hoje, diz a Microsoft.

A assistente pessoal Cortana está integrada no Spartan para mostrar, directamente na barra de endereços do navegador, informações contextualmente relevantes, isto é, complementares às pesquisas dos utilizadores. Por exemplo, pode indicar a meteorologia.

Com o Spartan, podes fazer anotações em sites e páginas web. Por anotações, entenda-se adicionar uma pequena nota “amarela” ou simplesmente rabiscar algo em cima da página e directamente no browser.

Outra funcionalidade do Spartan é o modo de leitura, que transforma páginas de artigos em folhas simples e clean, replicando a ideia de texto básico que existe nos livros. Para uma melhor experiência de leitura, podes criar uma Reading List e nela guardar artigos, páginas e sites para consultar num momento posterior.

O Spartan estará incluído no Windows 10.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.