Facebook está a testar uma versão leve da sua app para telemóveis menos potentes


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Em 2009, o Facebook lançou o Facebook Lite, uma versão do site optimizada para utilizadores com uma ligação à internet mais fraca e lenta. O Facebook Lite oferecia menos funcionalidades que o “Facebook normal”, tinha apenas o básico. O Lite foi lançado nos Estados Unidos, Canadá e India e durou apenas 8 meses; foi desactivado em 2010.

Discretamente, na semana passada, o Facebook recuperou o Lite com um novo âmbito: o telemóvel. O Facebook Lite é uma nova app Android do Facebook que pesa menos de 1 MB e que está optimizada para ligações 2G, fazendo uma gestão eficiente dos dados móveis e carregando rapidamente o conteúdo. O Lite é, no fundo, uma versão mais leve do Facebook, optimizada para telemóveis Android low-end e para nets mais lentas ou instáveis.

appfblite_02

O Facebook Lite tem o News Feed, mensagens, notificações, grupos e páginas – e está visualmente organizado como a “app normal”. Permite partilhar posts de texto e também fotos, uma vez que integra a câmara do telemóvel.

A app foi lançada em vários países africanos e asiáticos, como Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietname e Zimbabwe para testar a reacção dos utilizadores. O Facebook vai depois decidir se lança o Lite noutros países ou se abandona (mais uma vez) o projecto.

Se estiveres num dos países em cima referidos, podes descarregar o Facebook Lite através da Google Play Store. Se não estás, aqui tens o APK da app.

(Para instalares o APK, abre esta página no teu telemóvel, descarrega o ficheiro e segue as instruções de instalação.)

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!